quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A descida ao inferno

Quando estive grávida, as pessoas que me rodeavam davam opiniões sobre TUDO!! Toda a gente tem sempre algo a dizer sobre este estado!!

  • Vais ver que o parto vai ser fácil, tens é que ir às aulas de preparação para o parto.
  • Pede logo a epidural.
  • Ouve música clássica, acalma o bebé.
  • Usa um creme protetor de mamilos durante a gravidez, assim ficam prontos para dar de mamar.
  • Amamentar é maravilhoso, não custa nada e é óptimo para o bebé.
  • É super fácil ser mãe, os primeiros dias são de adaptação, mas nada de especial.
Bem podia fazer só um post com as diversas conversas e conselhos que fui tendo durante a gravidez, mas não é isso que pretendo!!
Foi-me pintado um mundo maravilhoso com a chegada do pequeno rebento e eu fui colorindo esse mundo até ao dia em que a Carolina nasceu!!!
Nunca ninguém me tinha alertado para a possibilidade das coisas não serem assim tão lineares ( bem que podia ter pensado nessa possibilidade, mas não me ocorreu :)
Então com a chegada da ternurinha senti de perto a descida ao inferno...
  • O parto foi fácil, mas não senti que as aulas de preparação me tenham ajudado assim TANTO!!
  • Quanto à epidural, correu bem, quando cheguei à maternidade o trabalho de parto ia evoluído, consegui que me fizessem logo a epidural...e o Paraíso surgiu de novo!! :)
  • Ouvi música clássica, música "pimba", música infantil... bem, não tenho uma teoria definida acerca da música... mas gosto de pensar que a acalmou.
  • Usei o creme protetor de mamilos no final da gravidez, tal como me indicaram... e amamentar foi um terror, um autêntico sacrifício materno...que ao fim de um mês de adaptação se transformou num momento de amor único :)
O instinto maternal e protetor estava lá. A vontade de cuidar, de amar a Ternurinha não faltou. O que faltou foi a experiência, saber como dar de mamar, saber como a sossegar no choro ( que foi muito pouco), saber as opções a tomar no início. As hormonas também não ajudaram muito :) mas adaptação foi-se fazendo! O conhecimento mútuo, o amor cada vez maior e a convivência com a pequenina C ajudou a dizer.. é super fácil ser mãe!! :)

Não dá para dar conselhos, para dizer "tens que fazer assim", "é este o melhor caminho", porque cada bebé, cada mãe, cada pai, vão encontrar o equilíbrio porque só eles sabem a melhor forma para que tudo corra bem!! Afinal, somos todos diferentes!!!

 Pré-mamãs que me lêem, não fiquem assustadas, este foi um post mini, com a parte infernal do início da maternidade propriamente dita, a parte boa vivo-a TODOS os dias com a TERNURINHA MAIS LINDA!!

Carolina 21 dias
Ainda tenho olheiras, mas a foto disfarça :)

Muah***